quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Louis Jacques Mandé Daguerre

Hoje: 170 anos do surgimento da fotografia







Canguita.

Hoje, 19 de agosto de 2009, é o grande dia. Há exatos 170 anos atrás, Louis Jacques Mandé Daguerre apresentou, em Paris, à Academia de Ciências da França, seu maravilhoso invento: um processo completo que permitia gerar e fixar imagens através de um processo físico-químico. A palavra fotografia veio mais tarde. No início, merecidamente, foi a daguerreotipia a novidade.

Hoje, tenho também a alegria de comemorar pela segunda vez, com você, o surgimento da fotografia – lembra-te daquela bela I Semana de Fotografia de Florianópolis? Em 1999, nos 160 anos de Fotografia? Empreendimento que iniciei com o SENAC e que teve a sua inestimável contribuição para permitir pagar os poucos fotógrafos que assim o exigiram para participar?

Eis-nos aqui de novo, agora no Cangablog. Brindemos.

E voltemos a Daguerre. Como comentamos outro dia, ele escolheu o cenário certo para apresentar seu invento. Que foi acolhido grandiosamente – o governo francês comprou a patente, proporcionado-lhe uma pensão vitalícia. Como também o fez com o filho de Nicephore Niépce, que contribuiu e muito, para a daguerreotipia.

Mas ele foi o cara. Que revolução ele detonou. Fazia mais de dois mil anos que o homem vislumbrava essa possibilidade – desde que Aristóteles enunciou o princípio da câmara escura.

Muitos, depois, reclamaram uma primazia. Nada. Foi a partir de seu invento que se espalhou a fotografia pela vida do homem.

Pelos meus cálculos, são 62092 dias. E quantos milhões(bilhões) de fotos, quantas aplicações voltadas à ciência, à pesquisa, à informação.

E quantos cenários: a família, as festas, a guerra, os céus...

E quantos fotógrafos, com seus olhares lançados em todas as direções.

E que desenvolvimento tecnológico foi aplicado: qualquer câmara digital de hoje é uma maravilha. Mas se fotografa com celulares, canetas, etc, etc.

E o cinema, filho direto e dileto que veio 60 anos mais tarde, prá revolucionar de novo a vida humana. Que conquista.

Sr. Daguerre. Muito obrigado. E parabéns prá nós todos, que usamos e gostamos da fotografia.


Dario

Nenhum comentário:

Postar um comentário