domingo, 16 de agosto de 2009

Araquém Alcântara








Canguita.
Áraquém Alcantara, catarinense de Floripa, mestre no registro da natureza, é nosso fotógrafo de hoje.

O fotógrafo e jornalista Araquém Alcântara, nascido em Florianópolis (SC) em 1951, tem mais de trinta anos de experiência profissional – começou em 1972 no jornal Cidade de Santos - e já trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como Isto É, Veja, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. É o fotógrafo brasileiro com mais livros editados: “Amazônia” é o 21º. Possui o livro de fotos mais vendido no Brasil – Terra Brasil, de 1998, que já vendeu mais de 50 mil cópias – e é pioneiro na fotografia de natureza no país. Araquém é ainda um dos mais importantes documentaristas do Brasil, retratando desde os anos 70 seus parques, animais, manifestações culturais e seu povo.

Dedica-se desde 1985 à documentação do povo e da natureza brasileira. Da sua produção constam:

16 livros

18 livros em co-autoria

3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais

56 exposições individuais e 25 exposições coletivas

inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior

Entre 1987 e 1998, o fotógrafo percorreu todos os parques nacionais brasileiros, deste trabalho surgiu sua mais celebre obra, Terra Brasil (Editora Melhoramentos-1997) tornou-se o livro de fotografia mais vendido no Brasil nos últimos tempos, com mais de cem mil exemplares vendidos.

Produziu a capa do livro "Unknown Amazon" para o The British Museum em 2001 e fotos para a exposição de mesmo nome. É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, a edição especial de colecionador "Bichos do Brasil".

Atualmente prepara a publicação de três novos livros:

"Brasileiros"

"Bichos do Brasil"

"Amazônia, a Floresta do Mundo"

Prêmios

1998 - Prêmio Abril de Jornalismo

2001 - Prêmio Abril de Jornalismo

2001 - Prêmio Von Martius oferecido pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha na categoria natureza.


170 Anos do Surgimento da Fotografia

Recebo comentário do fotógrafo Paulo Dutra sobre o seu amigo Walter Firmo, fotógrafo sugerido aqui pelo jornalista Nei Duclós.

Canga,
foi um prazer ver algo do brilhante fotógrafo WALTER FIRMO. Sou amigo dele,
trabalhamos junto na REVISTA MACHETE. Sempre saíamos para umas biritas e conversar sobre fotojornalismo. Há pouco tempo encontrei com ele no Rio de Janeiro.
Rimos muito do tempo que trabalhávamos juntos e da turma da revista. Ele é um pessoa fenomenal. Humano e grande fotógrafo com quem aprendi muito. A sua foto mais premiada é aquela do Pixinguinha em uma cadeira de balanço com seu sax e dando risadas.
Valeu canga.
Paulo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário